Atualizado em 15/08/2024.
São inúmeras as atividades que as escolas pedem para os alunos fazerem, dentre elas temos as criações de trabalho em cartolina criativo. Independentemente de qual for o tema, o cartaz para trabalho escolar precisa ser feito com muita dedicação e criatividade.
O principal objetivo de um cartaz é comunicar de maneira simples e objetiva, aspectos de um determinado assunto. Ele serve como forma de registro. Um bom cartaz é aquele que “diz” sua mensagem do jeito mais simples e rápido possível.
Um trabalho em cartolina escolar criativo pode ser uma atividade super legal e que mexa com a imaginação do aluno, mas que também pode envolver a colaboração dos pais em alguns casos.
Seguindo alguns passos simples é possível criar cartazes incríveis e divertir-se durante o processo. Continue a leitura!
Como planejar um bom cartaz para trabalho escolar?
Veja a seguir um passo a passo de como fazer um cartaz criativo na cartolina:
1- Escolha o tema
Assim como a maquete escolar, são muitas ideias de cartaz para trabalho escolar. Por isso, é preciso escolher um tema que seja bem criativo, caso o professor(a) não tenha pedido um específico.
Aqui estão algumas ideias que você pode sugerir para seu pequeno:
Criar um planeta e inseri-lo no sistema solar;
Desenhar um super-herói ou super-heroína criado pela criança;
Fazer um “mural do futuro” onde a criança imagina e ilustra como será sua vida daqui a 20 anos;
Escolher um país para pesquisar e ilustrar aspectos;
Escolher profissões que gostariam de ter no futuro e apresentam o que fazem.
2 - Siga os requisitos básicos
É comum ver um cartaz para trabalho escolar que tenha requisitos básicos específicos a serem seguidos. Descubra quais são eles e planeje-se para segui-los.
Alguns requisitos podem ser: nome, série, nome do professor, agradecimentos, etc.
Além disso, os professores podem requisitar a apresentação de itens à parte do cartaz, tais como anotações, protótipos, etc.
Esteja ciente também de itens proibidos na apresentação de cartazes.
3- Crie um plano detalhado
Antes de começar a montagem do cartaz é necessário decidir as informações que serão incluídas e como apresentá-las. Essa parte do plano dependerá do tipo de projeto no qual está trabalhando.
Uma maneira de criar um plano detalhado é através do uso de esboços (representação gráfica de como o cartaz será organizado). Outras dicas são:
Revise o trabalho e determine as partes principais dele, que poderão ser incluídas na apresentação do cartaz.
Ao criar o esboço, planeje os tamanhos de fontes a serem usados. Isso facilitará o restante do processo de criação.
Algumas feiras de ciência sugerem a adoção da seguinte organização para os cartazes:
Esquerda: problema; Objetivo; Hipótese; Variáveis; Materiais; Procedimentos.
Centro: Título e Subtítulo; Dados do projeto; Gráficos; Tabelas; Diagramas; Fotos; Ilustrações.
Direita: Análises; Resultados; Discussões; Conclusões; Recomendações; Referências.
4- Use títulos e subtítulos
Textos longos devem ser divididos para facilitar a leitura do material. Os leitores devem ser capazes de identificar o tema do trabalho à primeira vista, sem a necessidade de ler todos os detalhes. Leve em consideração os títulos e subtítulos na hora de planejar o cartaz.
Não use tamanhos de fonte menores do que 16 para os textos gerais do cartaz. As pessoas devem conseguir lê-los mesmo que a certa distância.
Títulos e subtítulos devem ser impressos em fontes maiores do que os textos gerais. Use textos em negrito, sublinhado ou cores diferentes para destacar ainda mais.
Escreva os textos em forma de itens para torná-los concisos.
5- Verifique a necessidade de um cartaz auxiliar
Os cartazes auxiliares são menores do que os principais e podem ser posicionados em frente ou lateralmente a eles. Eles são úteis na apresentação de um resumo do projeto ou de fotos ilustrando os resultados. O cartaz auxiliar deve ter aproximadamente o tamanho de uma folha A4.
O cartaz auxiliar pode ser confeccionado em isopor. Para mantê-lo de pé, cole um segundo pedaço de isopor junto à base para criar um apoio.
6- Escolha um bom título
O título possui duas funções principais: chamar a atenção e explicar o assunto do projeto. Seja criativo, faça uma lista de nomes possíveis e brinque com as palavras até ter certeza de que encontrou o título perfeito. Além disso, busque por inspirações na internet.
Tente manter o título o mais curto possível. A plateia deve ser capaz de ler o título rapidamente e desenvolver interesse pelo projeto ao mesmo tempo.
7- Ilustrações
Use a maior quantidade possível de ilustrações. Uma imagem vale mais do que mil palavras, portanto, inclua itens visuais como fotos, gráficos, tabelas e diagramas no cartaz. Mantenha o fundo do cartaz simples e limpo, ler textos sobre fundos coloridos e chamativos pode se tornar uma tarefa difícil e distrativa.
Faça impressões coloridas para os gráficos, principalmente para aqueles que usam cores na diferenciação de itens ou variáveis.
Caso não tenha acesso a uma impressora colorida, use canetinhas ou giz de cera para colorir os gráficos.
Dica extra: menos é mais
Criar cartazes excêntricos pode ser tentador, mas tente evitar esse erro. Um bom cartaz deve ser organizado, fácil de ler, com gráficos explicativos e cores que não atrapalhem o leitor.
Procure por exemplos de cartazes na internet para entender melhor o que funciona ou não nesse tipo de apresentação.
Peça conselhos ao professor sobre o que não fazer. Além disso, peça também por exemplos de cartazes que obtiveram notas máximas em anos anteriores.
Como os pais podem ajudar em tarefas escolares, assim como o cartaz?
Já se perguntou como pode ajudar no trabalho em cartolina criativo de seu filho sem acabar fazendo, você mesmo, a atividade? Os pais preocupam-se em verem o desenvolvimento constante das crianças e, nesse sentido, devem incentivar a autonomia do aprendizado, deixando os pequenos agirem.
Falar que a criança está demorando muito pode deixá-la ansiosa. Ao colocar a tarefa de casa como algo que deve ser terminado logo, o seu filho pode encarar o momento de estudo como algo penoso.
Por isso, respeite o tempo do pequeno e sempre ofereça ajuda, mas sem interferir. Tenha paciência. Você pode dar algumas ideias de cartaz para o trabalho, mas deixe um espaço para a imaginação da criança.